Bem-vindo!

 

Esta é a página de apoio aos livros de Cálculo Financeiro escritos em língua portuguesa da autoria ou coautoria de Rogério Matias.

 

Todas as sugestões e comentários que entenda enviar acerca dos livros ou desta página são apreciados e tidos em conta.

 

Obrigado pela sua visita.

 

 


Nota: os conteúdos desta página e os relativos às minhas obras publicadas após setembro de 2011 estão redigidos segundo o Novo Acordo Ortográfico. Os respeitantes às obras publicadas até essa data seguem a ortografia anterior. Os conteúdos enviados por utilizadores (Fórum, Testemunhos, etc.) respeitam a ortografia original, tal como enviada pelos seus autores. A opção pela nova ortografia nas minhas publicações e conteúdos de caráter académico desde setembro de 2011 deve-se simplesmente à Resolução do Conselho de Ministros nº 8/2011.

 

 
Testemunhos Enviar
Teresa Barros 2005-07-21 ESTGF - IP Porto Docente de Análise Financeira Sou docente na ESTGF - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, pertencente ao universo IPP - Instituto Politécnico do Porto. Sou responsável pela disciplina de Análise Financeira (entre outras) cujo programa está delineado de forma a contemplar um capítulo de cálculo financeiro. Gostei imenso do livro pela sua abordagem prática e pelos conteúdos actuais. Os exercícios são bastante variados e, na minha opinião, exercitam o intelecto de uma forma interessante. O facto de conter as soluções é também um factor a favor da aquisição deste livro.
Ver todos
 
Termo do dia Ver Glossário
Spread
Pode ser traduzido para língua portuguesa por "acréscimo" ou "diferencial", mas a utilização do termo "spread" é generalizada. Significa o acréscimo (ou melhor, o diferencial, uma vez que há "spreads" negativos) imposto a determinada taxa, utilizada como indexante (vg, Euribor), para determinar a taxa que servirá de base a determinada operação financeira (vg, crédito à habitação ou remuneração de determinada aplicação).
(c) 2014 Rogério Matias. Todos os direitos reservados.