Bem-vindo!

 

Esta é a página de apoio aos livros de Cálculo Financeiro escritos em língua portuguesa da autoria ou coautoria de Rogério Matias.

 

Todas as sugestões e comentários que entenda enviar acerca dos livros ou desta página são apreciados e tidos em conta.

 

Obrigado pela sua visita.

 

 


Nota: os conteúdos desta página e os relativos à 4ª edição do livro "Cálculo Financeiro. Teoria e Prática" serão progressivamente redigidos segundo o Novo Acordo Ortográfico. Os respeitantes às edições anteriores deste livro bem como os relativos às restantes obras seguem a ortografia anterior. Os conteúdos enviados por utilizadores (Fórum, Testemunhos, etc.) respeitam a ortografia original, tal como enviada pelos seus autores.

 
Testemunhos Enviar
Filipe Alcobia 2008-12-22 Engenheiro Civil Quero agradecer a oportunidade que me deu de aprender de forma relativamente rápida alguns conceitos de Cálculo Financeiro. Sou engenheiro civil e encontro-me de momento à procura de um banco que me financie a aquisição de habitação. Comprei o seu último livro, Cálculo Financeiro: Casos Reais Resolvidos e Explicados. Fiquei a saber concretamente como são feitas as simulações e com esse poder já sou mais capaz de decidir. Além disso, quando vi a facilidade com que foram desmontadas as simulações dos bancos fiquei empolgado - realmente a aplicação prática dos conceitos é a melhor forma de cativar.
Ver todos
 
Termo do dia Ver Glossário
Spread
Pode ser traduzido para língua portuguesa por "acréscimo" ou "diferencial", mas a utilização do termo "spread" é generalizada. Significa o acréscimo (ou melhor, o diferencial, uma vez que há "spreads" negativos) imposto a determinada taxa, utilizada como indexante (vg, Euribor), para determinar a taxa que servirá de base a determinada operação financeira (vg, crédito à habitação ou remuneração de determinada aplicação).
(c) 2014 Rogério Matias. Todos os direitos reservados.